Saiba como funciona os programas de graduação em Universidades

Eu nunca tive um emprego de sonho absoluto. Durante meus anos de escola, eu tive um mini-emprego no departamento de pesquisa de um hospital por cinco anos. Lá eu entrei e analisei dados e preparei tubos de sangue. Eu também fiz um estágio em uma sorveteria na Sardenha.

Eu costumava querer ser atriz. Meu modelo é Emma Watson. Não só porque os invejo por suas habilidades de atuação, mas também porque seu engajamento social e suas campanhas de justiça me impressionam. Enquanto isso, estou mais interessado em direito e política internacional do que em agir e posso imaginar uma carreira na ONU ou em uma ONG. É por isso que escolhi a lei.

Estou interessado no assunto e na aplicação de seus princípios na política mundial e no tratamento de direitos humanos ou crises humanitárias. Com o meu diploma, gostaria de aprender o modo legal de pensar e expandi meu conhecimento do direito internacional e da diplomacia. Também espero poder fazer contatos para minha educação, estágios ou empregos. Se eu quisesse trabalhar na Alemanha como advogado, teria que fazer o exame do estado alemão, mas apenas o exame.

O aplicativo

Eu tive que escrever um ensaio para o qual, no entanto, não havia nenhuma pergunta específica. Em vez disso, devo relatar em 4000 caracteres o máximo possível de minhas habilidades e conquistas e justificar o interesse pelo assunto.

Escrevi sobre como uma viagem à Tanzânia mudou minha mentalidade política, as conferências da Modelo das Nações Unidas que participei e meu envolvimento na Equipe de Corrida e Atletismo Cross Country. Eu trabalhei no ensaio por um longo tempo, mas foi possível.

A parte mais difícil foi de longe as duas entrevistas de meia hora com dois professores no local – especialmente porque eu tinha muito o que fazer na época da escola. Você não podia se preparar, porque queria ver como lidar com uma situação desconhecida.

Eu senti como se fosse terrível. Eu acho que eles não só me levaram porque minhas notas eram boas, mas também porque eu era muito apaixonadamente cometido fora da escola.

A promessa

No dia em que o email chegou, eu tive uma corrida de esqui. Depois da corrida, junto com minha melhor amiga, olhei para a correspondência e fiquei chocado: achei que não tinha chance de entrar.

Meu melhor amigo foi espontaneamente mais satisfeito do que eu, porque eu sabia que inicialmente é apenas uma chamada “Oferta Condicional”. Para realmente entrar, eu ainda tinha que marcar pelo menos 41 pontos no meu IB, o que corresponde a um 1,1 no sistema de classificação alemão. A alegria e o alívio certos vieram em julho com meu testemunho.

Os custos

Os custos de inscrição eram limitados, pois eu só tinha que pagar as despesas de viagem para uma entrevista de seleção em Cambridge e não precisava mostrar nenhum certificado.

O diploma de bacharel em Cambridge custa cerca de 10.500 euros por ano. Há também alojamento para 3500-6500 euros e outras despesas de vida. Segundo a universidade, as mensalidades dos estudantes dos países da UE podem aumentar devido ao Brexit nos próximos anos.

As reações

Meus pais e amigos ficaram orgulhosos e um pouco surpresos por eu ter feito isso. Ficou claro para você como é pequena a chance de entrar e, depois da entrevista de seleção, não tive uma impressão particularmente confiante. Muitos de minha outra família já ouviram falar de Cambridge, mas alguns não entendem muito bem a diferença que faz para ir até lá e não para uma universidade alemã normal.

É assim que imagino a rotina da universidade

O ano é dividido em três seções de oito semanas cada. Eu acho que nessas oito semanas, a carga de trabalho e a intensidade serão muito altas. Você provavelmente não tem muita privacidade e tempo livre, especialmente se você participar de atividades e clubes, o que eu pretendo fazer.

Também parece haver eventos como festas quase todas as noites. Na primeira semana, temos a oportunidade de olhar para todos os clubes e sociedades, se eu quiser participar de um dos clubes secretos infames, eu não sei ainda.

Prós & Contras

Estou ansioso para a universidade e conhecer novas pessoas. É legal que Cambridge não esteja longe de Londres. Estou menos entusiasmado com algumas mudanças, como a comida, o clima ou as unidades de medida: quilómetros a quilómetros ou quilogramas em libras e onças.

Eu também sou contra o Brexit e acho que isso vai prejudicar a Inglaterra economicamente e politicamente. Para mim, no entanto, não tem grande impacto, como eu apliquei antes do início das negociações de saída. Eu acho que vou ficar bem com o tecido. Acho que aprender é relativamente fácil, mas também invisto muito tempo.

Geralmente sou bem organizado e muito proposital. O que não é tão fácil para mim é tomar decisões, mesmo que sejam apenas banais. Por exemplo: “Macarrão com pesto ou molho de tomate?”. Também é difícil para mim dizer “não”.

Avalie este artigo!