Como saber o número do Pasep

O PIS – Programa de Integração Social  e o PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor foram criados pelo governo federal ainda na década de 70, com o objetivo de tornar possível uma melhor distribuição da renda por meio de benefícios como o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego. O  PASEP  2020 é direcionado aos servidores públicos enquanto o PIS é voltado aos trabalhadores de empresas privadas.

Se você tem dúvidas sobre o PASEP e gostaria de entender mais sobre como o programa funciona, se você tem direito e como saber o seu número PASEP, leia esse artigo e saiba exatamente o que fazer para ter direito ao beneficio. Confira!

Como saber se tenho direito ao PASEP 2020?

Para ter acesso a todos os benefícios dos Programas PIS e PASEP, o trabalhador deve ser cadastrado pela empresa no logo no  seu primeiro emprego, e uma única vez. Assim que é realizado esse cadastro, o empregador recebe um cartão com o número de inscrição, e deve entregá-lo ao trabalhador. Sem esse cadastro, o trabalhador não pode receber benefícios como o FGTS nem o Seguro-Desemprego.

Caso você tenha dúvidas sobre onde pode receber o dinheiro, o pagamento do PIS/PASEP é realizado pelas agências conveniadas ao Governo e também ao Ministério do Trabalho, como a Caixa Econômica Federal e Lotéricas associadas aos mesmos. Para ter direito ao PIS/PASEP 2020, precisa estar incluído nos requisitos abaixo. Só terá direito de receber o PIS/PASEP caso:

  • Tenha pelo menos cinco anos cadastrado no PASEP;
  • Tenha recebido no máximo a média de dois salários mínimos no mês. Ou seja, no ano, o trabalhador não pode ter ganho mais do que R$23.952,00, ou está fora dessa lista de beneficiários;
  • No ano anterior, ter trabalhado pelo menos 30 dias no serviço público para ter direito ao benefício durante esse ano;
  • O empregador tiver enviado a tempo, a Relação Anual de Informações Sociais, também conhecida como RAIS, ao Ministério do Trabalho.

Como saber o número do PASEP

Se você quer descobrir qual é o seu número de identificação você pode acessar o site Meu INSS.  O passo a passo é bem simples, confira:

  • Ao entrar no site, você vai clicar em Entrar (no canto superior direito);
  • Depois, vai selecionar Cadastre-se;
  • Agora você irá preencher os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado). O sistema irá te fazer algumas perguntas sobre seu histórico trabalhista, só para checar se você é realmente quem está dizendo;
  • No final do cadastro, você vai criar uma senha;
  • Depois disso, basta entrar na página inicial do site de novo e fazer o login com o seu CPF com a senha que você criou.

Outra forma de saber o número do PIS/PASEP é consultar na sua Carteira de Trabalho.

Valor PASEP 2020

O valor do PASEP pode chegar a um salário mínimo, assim como o próprio PIS. E varia de acordo com os meses em que o trabalhador atua registrado na empresa contratante.

Há um cálculo fixo que precisa ser feito para saber quanto será pago de abono, confira:

  • Meses trabalhados x 1/12 do salário mínimo = valor do PASEP.

O salário mínimo federal atual se encontra no valor de R$998,00 e 1/12 de seu valor é 83,16. Com isso, a quantia paga aos trabalhadores vai de R$84 a R$998.

Veja, por exemplo, o cálculo para o servidor que trabalhou o ano todo:

  • 12 x 83,16 = R$998,00.

Na verdade, 1/12 do salário mínimo possuí valor decimal, entre 83 e 81. Por isso, no momento do cálculo o valor do abono é sempre acrescentando para mais.

Pasep Consulta

Se você quer saber se tem direito ao benefício PIS/PASEP e o valor a ser recebido, é possível realizar a consulta de algumas maneiras. Confira logo abaixo:

  • Você pode consultar o valor ligando para um dos dos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos);
  • Você também pode tentar fazer a consulta através do  telefone 158 da central de atendimento do Ministério do Trabalho;
  • Nos postos da Superintendência Regional do Trabalho.

Ou através  da consulta no site da Caixa. Veja o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: Acesse https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01;
  • Passo 2: Digite o número do NIS e a senha da internet;
  • Passo 3: Clique no quadrado Não sou um robô;
  • Passo 4: Finalize o processo clicando em OK.

Para realizar a consulta e necessário ter feito um cadastro antes. O processo é muito simples, basta ir até o site da Caixa e cadastrar uma senha. O link é o mesmo que foi mencionado acima.


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