Como consultar multas e outros serviços no Detran SC

Quando um veículo é flagrado (por um agente de trânsito, pela polícia ou por um sistema automatizado como um radar), o proprietário recebe uma notificação por correio, incluindo detalhes da violação: tipo; localização; a multa de penalidade; e prova, se disponível, como fotos tiradas por câmeras de velocidade. Quinze dias após o recebimento desta notificação, a multa é emitida.

As infrações de trânsito no Brasil emitem pontos contra a carteira de motorista. As multas são divididas em quatro categorias:, “média” (4 pontos), “grave” (5 pontos) e “gravissíma” (7 pontos). Os pontos para uma infração de trânsito duram um ano, a partir do dia da infração.

Se a pontuação total ultrapassar 20 pontos (o que significa que o motorista obteve mais de 20 pontos em um ano), a licença será suspensa e a autoridade de trânsito local notificará o motorista, que poderá entrar em defesa dentro dos próximos sessenta. dias.

Após os 60 dias, a autoridade de trânsito decidirá a duração da suspensão, que pode variar de 1 a 24 meses. Quando o período de suspensão termina e o motorista conclui um “curso de reeducação do motorista infrator”, a suspensão é encerrada.

O que é necessário para poder tirar a CNH?

No Brasil , é necessária uma carteira de motorista (oficialmente denominada Carteira Nacional de Habilitação , abreviada como CNH e traduzida como “Cartão Nacional de Qualificação”) para dirigir carros, ônibus, caminhões e motocicletas. As CNHs atuais podem ser usadas como bilhetes de identidade em todo o território nacional.

Antes era chamado de PGU, mas em 2008 o CONTRAN ( Conselho Nacional de Trânsito , traduzido como ” Conselho Nacional de Trânsito “) reformou o sistema, exigindo que todos os detentores de motorista se registrassem novamente, para que pudessem ser agrupados em Renach ( Registro Nacional de Condutores Habilitados) , Registro Nacional de Motoristas Qualificados ).

Até 2008, eram necessárias 20 horas de aulas teóricas e 15 horas de aulas práticas para obter a CNH. No entanto, a partir de 2009, são necessárias 45 horas de aulas teóricas para todas as categorias, cobrindo agora as disciplinas opcionais, como lei brasileira de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros .

Depois de assistir às aulas, os alunos são submetidos a um teste de 30 perguntas e são aprovados se fornecer pelo menos 21 respostas corretas. Finalmente, pelo menos 25 horas de aulas práticas devem ser realizadas, mais 4 horas de aulas noturnas e 5 horas em um simulador de carro, acompanhadas por um instrutor de uma escola de condução certificada.

Penalidades de Trânsito

Todas as violações de trânsito são puníveis com multa. No Brasil, existem os seguintes tipos de penalidades:

  • Aviso escrito;
  • Suspensão de licença;
  • Represamento do veículo;
  • Revogação de licença;
  • Presença obrigatória no curso de segurança do motorista.

O Brasil segue um sistema de multas de trânsito estabelecido no Código de Trânsito , instituído em 1997. No Sistema de Pontos na Carteira , ou sistema de pontos na carteira de motorista, existem modalidades de violação de trânsito que resultam em perda de determinados pontos, dependendo da gravidade da infração.

O proprietário do veículo que cometeu o crime de condução receberá uma Notificação de Autuação de Infração de Trânsito , que é a notificação de que uma penalidade foi imposta, dentro de 30 dias após a ocorrência do crime . O documento apresentará dados como o tipo de ofensa que foi feita, quando, onde e o valor da multa. Depois, há um período de 15 dias para o proprietário do veículo declarar quem realmente cometeu a infração, se foi o proprietário ou outra pessoa.

Conheça os casos que poerá suspender sua CNH

Suspensão pelo sistema de pontos: quando um motorista perde 20 pontos (ou mais) em um período de 12 meses.
Suspensão específica: quando o motorista comete uma infração grave que estabelece automaticamente a suspensão do direito de dirigir, se 20 pontos na carteira de motorista foram alcançados ou não.

O tempo mínimo para suspensão da licença é de um mês e o máximo é de 12 meses, exceto nos casos de reincidência em que a licença pode ser suspensa entre 6 e 24 meses.

A suspensão da licença não é muito eficaz no Brasil: em um estudo realizado no final de 2011, foi demonstrado que apenas 1% dos motoristas com licença suspensa na verdade pararam de dirigir até que pudessem legalmente fazê-lo novamente.

Segundo Detran SC , existem cerca de 10 mil motoristas que recebem a notificação de suspensão da licença anualmente. A estimativa é que apenas 40% entreguem suas carteiras, recebam medidas administrativas e concluam o curso de segurança do motorista.

Os motoristas podem ter suas licenças permanentemente suspensas em qualquer um dos seguintes casos:

  • Ao dirigir com uma licença suspensa;
  • Ao dirigir um veículo que não é permitido pela classe da licença mantida pelo motorista ;
  • Nas corridas de rua ou em outras manobras proibidas.

Nessas situações, o motorista é proibido de dirigir por um período de 2 anos a partir do momento em que a carteira é cancelada. Então é necessário iniciar todo o processo de obtenção de uma licença novamente.